segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Livro sobre Medicina

Olá, hoje pesquisei sobre um livro muito interessante chamado "Next" e decidi compartilhar com vocês.


Nos últimos anos fomos apresentados a avanços tecnólogicos como os carneiros clonados, os alimentos alterados geneticamente – os desconhecidos trangênicos – ao mapeamento do nosso código genético, a possível clonagem humana. Mas qual será o próximo ... ( Leia mais)
Next
Qual é o caminho da Genética?
Nos últimos anos fomos apresentados a avanços tecnólogicos como os carneiros clonados, os alimentos alterados geneticamente – os desconhecidos trangênicos – ao mapeamento do nosso código genético, a possível clonagem humana. Mas qual será o próximo passo desta corrida? A ciência genética nos surpreende, o impacto que seus ramos, a engenharia genética e a biotecnologia, estão causando na sociedade atual cresce a cada dia. O escritor best-seller, com diversas obras suas adaptadas ao cinema Michael Crichton, famoso pelo olhar cético no uso e abuso da tecnologia, nos passa sua opinião aos aspectos mais sombrios da investigação genética e da especulação farmacêutica, em seu mais novo livro Next (tradução de Pinheiro de Lemos, 464 páginas, R$ 53,50) que a Rocco lançou recentemente.
Conhecido como o pai do tecno-thriller, Crichton acerta mais uma vez no tema escolhido, após avisar do perigo sáurio em O parque dos dinossauros, do domínio da mente humana pela tecnologia em O homem terminal, do perigo da nanotecnologia em A presa, de apresentar o medo como ferramenta de controle social em O estado do medo, o cuidado dos agentes bacterianos em O enigma de Andrômeda, agora nos previne do perigo em atrelar os negócios com a genética.
Desafiando a realidade atual e questionando a ética geneticista, Crichton traça um panorama sombrio da vida humana, com vendas de espermas na rede, testes genéticos, e disputas em cromossomos. Fascínio e receio são os principais sentimentos ao tema, que o escritor e médico se inspirou depois de participar de uma conferência sobre Genética e Direito, como pesquisador do Salk Institute, que lhe deixou surpreendido e indignado pela legislação vigente sobre o assunto.
A história tem inicio com a perplexidade de Frank Burner em não ter direitos sobre o próprio corpo. Curado do câncer em um tratamento experimental, Burnet teve seu material genético vendido para a Bio-Gen como matéria-prima para a fabricação de um novo remédio, um negócio de bilhões de dólares e que o cinquentão não viu nem a cor. Começa sua luta nos tribunais e na vida, para provar que ele é dono do que foi retirado dele próprio. O dono da Bio-Gen, Rick Diehl, em meio a um novo e grande empreendimento, enfrenta problemas em casa, sua mulher que o divórcio, depois que ela o traí, a empresa está ameaçada de ter o controle tomado pelos investidores.
Em meio ao trama envolvendo os dois, iremos ver muitas histórias diferentes que se relacionam entre si. Assim veremos oragotangos que falam holandês e alemão nas selvas do Bórneu, um filho trangênico de um cientista que injeta seu próprio gene em um embrião de um chimpanzé, um papagaio trangênico que ajuda as crianças no dever de casa, roubo de ossos em necrotérios e muitos experimentos ilegais. Os genes em Next, são brinquedos com que se jogam e muitas vezes de forma irresponsável.
Crichton consegue desenvolver com habilidade uma trama dentro do assunto, já abordado, mas de forma diferente em Jurassic Park. Agora aproxima-se, com sua pena irônica e perplexa, da preocupação do atual universo da pesquisa genética norte-americana.
Seus personagens, já comuns em outras obras suas, como o milionário filantropo, o empresário de sucesso, o cientista político, a advogada durona, estão nas páginas e Next, mas com um aperitivo, a complexidade da trama.
Usando notícias de jornal e artigos cientifícos em meio ao texto, o autor nos passa a idéia do que está acontecendo e que não percebemos. Uma l eitura fast paced, viciante, que a cada página e capítulo virada nos impressiona pelo ritmo simples e profundo, marca de Crichton.
Next, é um livro sério e divertido, há algumas cenas bem engraçadas, e faz pensar no uso abusivo comercial que a ciência pode ter e na questão moral de vital importância para se fazer leis sobre o assunto.
Como Crichton escreve, " ... este livro é ficção excentuando as partes que não o são."
Cadorno Teles
NEXT
Autor:  CRICHTON, MICHAEL

Editora: ROCCO
Assunto: LITERATURA ESTRANGEIRA-FICÇAO CIENTIFICA


Fonte: http://www.letraselivros.com.br/
Acessado em: 03/11/14

Nenhum comentário:

Postar um comentário