terça-feira, 4 de novembro de 2014

Ser médico, mais que uma profissão, uma responsabilidade

        Todos nós sabemos que a vida de um médico não é fácil, até porque os médicos passam muitas vezes por situações muito difíceis, principalmente quando se trata de um cirurgião ou algo do tipo. Já tive o prazer em conhecer alguns médicos, e posso falar, essa é uma profissão que deve ser reconhecida por todos, pois você precisa lidar diariamente com muitas pessoas, e ter muita paciência com algumas delas, principalmente quando falamos de um psicólogo.

        Acredito que seja muito difícil quando você percebe que uma pessoa tem poucas chances de vida, mas mesmo assim os verdadeiros médicos vão até o fim e dão o máximo para salvar uma vida, e deve ser pior ainda quando o paciente piora, deve ser uma sensação horrível. Imagino como é dar uma notícia do falecimento do paciente, essa deve ser a pior parte, por isso ser médico é muito difícil, você precisa ser muito forte emocionalmente e precisa saber  lidar com certas situações.

        Essa profissão é uma profissão muito linda, em que você luta até o fim para salvar uma vida ou até arranjar um modo de ajudar as pessoas da melhor maneira possível sem cometer nenhum erro.  Os médicos são muito importantes na vida de todos nós, e eu acho que essa profissão deveria ser muito incentivada não só no Brasil, mas no mundo todo, pois mesmo sendo uma profissão difícil e que requer muita dedicação e responsabilidade, é uma profissão fantástica e prazerosa.

As 10 maiores descobertas da Medicina

O tempo foi passando e aconteceram muitas descobertas importantes para todos nós, talvez  sem elas muitos de nós não existiríamos, por isso achei muito importante postar pelo menos 10 descobertas do mundo da medicina.


Sangue, suor e... talentoLista de proezas começa no século 16 e vai até a descoberta do DNA, em 1953
ANATOMIA MODERNA
DATA - 1543
QUEM - Andreas Vesalius (1514-1564)
COMO - Antes do belga Vesalius, médicos não dissecavam cadáveres. Disputando ossos humanos com cães em cemitérios, ele abria cadáveres à faca e se empapava de sangue em nome da ciência. Arriscava a vida ao mexer em órgãos infectados e podres. O resultado dessas aventuras está em De Humani Corporis Fabrica, Libri Septem, um livro de anatomia com desenhos hiper-realistas considerado uma das obras-primas da medicina.
CONSEQÜÊNCIA - Avanços no estudo de doenças e tratamentos
BACTÉRIAS
DATA - 1675
QUEM - Antony van Leeuwenhoek (1632-1723)
COMO - Ele não era professor nem médico, apenas um comerciante letrado com um "hobby" curioso: fabricar e usar microscópios. O holandês Leeuwenhoek saiu do anonimato quando descobriu, com suas poderosas lentes, criaturas minúsculas agitando-se em uma pequena amostra da água de chuva que havia se acumulado em uma tina. Por acaso, ele acabara de descobrir as bactérias. Daí em diante, passou a examinar ao microscópio tudo o que via, de cocô de pombo ao próprio esperma.
CONSEQÜÊNCIA - Descoberta de uma das maiores causas de doenças e mortes
CIRCULAÇÃO DO SANGUE
DATA - 1628
QUEM - William Harvey (1578-1647)
COMO - Para mostrar o caminho do sangue aos incrédulos, Harvey abria um porco vivo durante suas palestras. Esse médico britânico dedicou a vida a estudar o funcionamento e a anatomia do coração, veias e artérias. O resultado está em Exercitatio Anatomica de Motu Cordis et Sanguinis in Animalibus, obra fundamental sobre a circulação sanguínea, que pôs por terra conceitos errados que sobreviviam havia 14 séculos.
CONSEQÜÊNCIA - Avanços no estudo de doenças e técnicas cirúrgicas
VACINA
DATA - 1796
QUEM - Edward Jenner (1749-1823)
COMO - Durante muito tempo se lutou contra a varíola. A doença matava até 40% dos doentes e, entre aqueles que sobreviviam, muitos ficavam cegos e desfigurados. O mal também atacava o gado, cavalos e porcos. O britânico Jenner descobriu que, se uma pessoa fosse contaminada pela ferida da varíola bovina, uma forma muito mais branda da doença, ficaria livre de pegar a varíola humana. Estava descoberto o princípio da vacina.
CONSEQÜÊNCIA - Prevenção contra varíola e outras doenças graves
ANESTESIA
DATA - 1842
QUEM - Crawford Long (1815-1878)
COMO - Até o século 19, os pacientes costumavam desmaiar de dor e desespero durante as operações. Foi quando se descobriu o poder anestésico do éter. O primeiro a testar a teoria na mesa de cirurgia foi o americano Long, que convenceu um paciente a cheirar uma toalha embebida em éter até ficar inconsciente. Quando acordou, o sujeito estava sem um cisto no pescoço, sem memória das últimas horas e, melhor, não precisou sentir as dores atrozes da cirurgia.
CONSEQÜÊNCIA - Cirurgias indolores e mais bem-sucedidas
RAIOS X
DATA - 1895
QUEM - Wilhelm Röntgen (1845-1923)
COMO - O alemão Röntgen investigava uma estranha luz amarelo-esverdeada emitida por um aparelho em seu laboratório. Fez vários testes e, desconfiado, chamou a esposa, Bertha, para comprovar seu palpite. Pediu a ela que colocasse a mão esquerda sobre uma chapa fotográfica e ligou o tal aparelho por seis minutos. Quando revelou a chapa, encontrou o desenho dos ossos dos dedos de Bertha e a silhueta de sua aliança. Eram os raios X.
CONSEQÜÊNCIA - Método para diagnósticos mais rápidos e precisos
CULTURA DE TECIDOS
DATA - 1906
QUEM - Ross Harrison (1870-1959)
COMO - O zoologista americano Harrison descobriu como cultivar células vivas em laboratório, independentemente das plantas ou animais de onde vieram. A descoberta permitiu estudar moléculas e células de organismos vivos, desenvolver vacinas contra poliomielite, sarampo, caxumba e raiva, auxiliar na busca de indícios que ajudem a descobrir a causa do câncer e da aids.
CONSEQÜÊNCIA - Revolução no estudo das doenças
COLESTEROL
DATA - 1912
QUEM - Nikolai Anichkov (1885-1964)
COMO - O russo Anichkov alimentou coelhos com gemas de ovos e descobriu que o animal que mais mata seres humanos no mundo é... a galinha. Durante a autópsia, Anichkov notou a presença de placas nas artérias dos coelhinhos, iguais às encontradas nas aortas de corações humanos. Com essa observação, apontou para a medicina o perigo do consumo de colesterol e as doenças provocadas por esse tipo de gordura, como a arteriosclerose.
CONSEQÜÊNCIA - Novos rumos para o estudo das doenças cardíacas
ANTIBIÓTICOS
DATA - 1929
QUEM - Alexander Fleming (1881-1955)
COMO - O médico e bacteriologista escocês Fleming descobriu, em 1929, a fórmula da penicilina, o primeiro antibiótico do mundo. Mas foram necessários mais de 12 anos para que se chegasse à etapa de ministrar a nova fórmula em humanos, o que ocorreu somente durante a Segunda Guerra Mundial. Base dos antibióticos, a penicilina revolucionou a medicina e deu impulso decisivo à moderna indústria farmacêutica.
CONSEQÜÊNCIA - A melhor arma contra bactérias
DNA
DATA - 1953
QUEM - Maurice Wilkins (1916-2004)
COMO - A maior parte dos méritos pela descoberta do DNA coube a James Watson e Francis Crick. A dupla de cientistas publicou, em 1953, um artigo em que desvendavam o mistério da estrutura de espiral dupla que caracteriza a "chave da vida". No entanto, a façanha não seria possível sem os estudos do físico neozelandês Wilkins, o primeiro a isolar uma molécula de DNA e fotografá-la com raios X, revelando a forma helicoidal.
CONSEQÜÊNCIA - Revolução na biologia molecular

Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quais-foram-as-dez-maiores-descobertas-da-medicina
Acessado em: 04/11/14

Especializações na área de medicina

Existem muitas especializações na área de medicina, separei 50 para postar aqui, são realmente muitas as opções pra quem quer ser médico.

Especialidades

  1. Acupuntura:ramo da medicina tradicional chinesa e um método de tratamento chamado complementar de acordo com a nova terminologia da OMS
  2. Alergia e Imunologia: diagnóstico e tratamento das doenças alérgicas e do sistema imunitário.
  3. Anestesiologia: estudo da dor e anestesia.
  4. Angiologia: é a área da medicina que estuda o tratamento das doenças do aparelho circulatório.
  5. Cancerologia (oncologia): é a especialidade que estuda os tumores malignos ou câncer.
  6. Cardiologia: estudo das doenças relacionadas com o coração.
  7. Cirurgia Cardiovascular: tratamento cirúrgico de doenças do coração.
  8. Cirurgia da Mão:
  9. Cirurgia de cabeça e pescoço: tratamento cirúrgico de doenças da cabeça e do pescoço.
  10. Cirurgia do Aparelho Digestivo: atua na cirurgia dos órgãos do aparelho digestório, como o esôfagoestômagointestinosfígado e vias biliares, e pâncreas.
  11. Cirurgia Geral: é a área que engloba todas as áreas cirúrgicas, sendo também subdividida.
  12. Cirurgia Pediátrica: cirurgia geral em crianças.
  13. Cirurgia Plástica:tratamento para correção das deformidades, má formação ou lesões que comprometem funções dos órgãos através de cirurgia de caráter reparador.
  14. Cirurgia Torácica: atua na cirurgia dos pulmões.
  15. Cirurgia Vascular: tratamento das veias e artérias, através de cirurgia.
  16. Clínica Médica (Medicina interna) : é a área que engloba todas as áreas não cirurgicas, sendo subdividida em várias outras especialidades.
  17. Coloproctologia: é a parte da medicina que estuda e trata os problemas do intestino grosso (cólon), sigmoide e doenças do retocanal anal e ânus.
  18. Dermatologia: é o estudo da pele e suas doenças.
  19. Endocrinologia e Metabologia: é o tratamento das glândulas.
  20. Endoscopia: cirurgia abdominal, cirurgia videolaparoscópica e Cirurgia do trauma. Esta especialidade médica ocupa-se do estudo dos mecanismo fisiopatológicos, diagnóstico e tratamento de enfermidades passíveis de abordagem por procedimentos cirúrgicos.
  21. Gastroenterologia: é o tratamento do aparelho digestivo.
  22. Genética médica: é o estudo dos genes e de seu papel na herança das características paternais e maternais pela prole. A grande questão da genética nos dias de hoje e da medicina em geral são as células tronco e a clonagem humana.
  23. Geriatria: é o estudo das doenças do idoso.
  24. Ginecologia e obstetrícia: é o estudo do sistema reprodutor feminino.
  25. Hematologia e Hemoterapia: é o estudo dos elementos figurados do sangue (hemáciasleucócitosplaquetas) e da produção desses elementos nos órgãos hematopoiéticos (medula ósseabaçolinfonódos).
  26. Homeopatia: é a prática médica baseada na Lei dos Semelhantes. (Considerado pseudociência pela comunidade científica por não apresentar provas científicas da sua eficácia.) 2 3 4 5 6 7 8
  27. Infectologia: estudo das causas e tratamentos de infecções (causadas por vírus, bacterias e fungos)
  28. Mastologia: tratamento de doenças da mama.
  29. Medicina de Família e Comunidade: é a área da medicina que se propõe a estudar o indivíduo enquanto ser inserido num contexto familiar e comunitário, nomeadamente integrado na sua família. Procura entender como este indivíduo se relaciona com os grupos sociais e estuda as doenças que o acometem através deste prisma. Trabalha preferencialmente com actividades de prevenção, mas também de uma Medicina de abordagem geral. Idealmente consegue resolver a vasta maioria das doenças de alta prevalência, seu principal objecto.
  30. Medicina do Trabalho: trata das doenças causadas pelo trabalho ou com este relacionadas.
  31. Medicina do Tráfego: manutenção do bem estar físico, psíquico e social do ser humano que se desloca, qualquer que seja o meio que propicie a sua mobilidade, cuidando também das interações deste deslocamento e dos mecanismos que o propiciam com o homem.
  32. Medicina Esportiva: vocacionada para a abordagem do atleta de uma forma global, suas áreas estendem-se desde a fisiologia do exercício à prevenção de lesões, passando pelo controlo de treino e resolução de todo e qualquer problema de saúde que envolva o praticante de desporto ou simplesmente, exercício físico.
  33. Medicina Física e Reabilitação: diagnóstico e terapêutica de diferentes entidades tais como doenças traumáticas, do sistema nervoso central e periférico, orto-traumatológica, cardio-respiratória.
  34. Medicina Intensiva: é o ramo da medicina que se ocupa dos cuidados dos doentes graves ou instáveis, que emprega maior número de recursos tecnológicos e humanos no tratamento de doenças ou complicações de doenças, congregando conhecimento da maioria das especialidades médicas e outras áreas de saúde.
  35. Medicina Legal e Perícia Médica (ou medicina forense): é a especialidade que aplica os conhecimentos médicos aos interesses da Justiça, na elaboração de leis e na adequada caracterização dos fenômenos biológicos que possam interessar às autoridades no sentido da aplicação das leis. Assim a Medicina Legal caracteriza a lesão corporal, a morte (sua causa, o momento em que ocorreu, que agente a produziu), a embriaguez pelo álcool ou pelas demais drogas, a violência sexual de qualquer natureza, etc.
  36. Medicina Nuclear: é o estudo imagiológico ou terapia pelo uso de radiofármacos.
  37. Medicina Preventiva e Social: se dedica à prevenção da doença ao invés de seu tratamento.
  38. Nefrologia: é a parte da medicina que estuda e trata clinicamente as doenças do rim, como insuficiência renal.
  39. Neurocirurgia: atua no tratamento de doenças do sistema nervoso central e periférico passíveis de abordagem cirúrgica.
  40. Neurologia: é a parte da medicina que estuda e trata o sistema nervoso.
  41. Nutrologia: diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças do comportamento alimentar.
  42. Oftalmologia: é a parte da medicina que estuda e trata os distúrbios dos olhos.
  43. Ortopedia e Traumatologia: é a parte da medicina que estuda e trata as doenças do sistema locomotor e as fraturas.
  44. Otorrinolaringologia: é a parte da medicina que estuda e trata as doenças da orelha, nariz, seios paranasais, faringe e laringe.
  45. Patologia: (derivado do grego pathos, sofrimento, doença, e logia, ciência, estudo) é o estudo das doenças em geral sob aspectos determinados. Ela envolve tanto a ciência básica quanto a prática clínica.
  46. Patologia Clínica/Medicina laboratorial
  47. Pediatria: é a parte da medicina que estuda e trata crianças.
  48. Pneumologia: é a parte da medicina que estuda e trata o sistema respiratório.
  49. Psiquiatria: é a parte da medicina que previne e trata ao transtornos mentais e comportamentais.
  50. Radiologia e Diagnóstico por Imagem: realização e interpretação de exames de imagem como raio-X, ultrassonografia, Doppler colorido, Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética, entre outros.


Fonte: http://www.suapesquisa.com/
Acessado em: 04/11/14

Últimas notícias sobre medicina do Brasil

Ministério da Saúde reafirma segurança jurídica do Mais Médicos



O Ministério da Saúde emitiu um comunicado nesta terça-feira, 4, sobre o pedido feito pelo Ministério Público Federal em Brasília à Justiça para que o governo da presidente Dilma Rousseff passe a pagar diretamente os profissionais cubanos que atuam no programa Mais Médicos.

Em dois pareceres encaminhados à Justiça Federal do Distrito Federal, o Ministério Público Federal contestou os termos do acordo entre a União e a OPAS para viabilizar a vinda desses profissionais ao País. Os questionamentos judiciais foram apresentados pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e um advogado, que moveram ações para tentar decretar a nulidade do convênio.

A procuradora Luciana Loureiro Oliveira, autora dos pareceres, afirmou que o acordo com a OPAS não permite saber como foram empregados os recursos repassados pelo governo federal à entidade. Isto é, "não se pode saber, precisamente, quanto efetivamente cada médico vem recebendo pela sua participação no projeto Mais Médicos".

Na nota, o Ministério da Saúde informou que todas as decisões relativas às duas ações que tramitam na Justiça Federal contra o Programa Mais Médicos foram favoráveis ao governo federal, representado em juízo pela Advocacia-Geral da União (AGU).

"No caso da ação civil pública movida pelo Conselho Federal de Medicina, o juiz federal indeferiu pedido de liminar em dezembro de 2013, e o processo continua a tramitar normalmente, ainda sem julgamento de mérito. Já a ação popular movida por um cidadão obteve decisão final de extinção do processo sem julgamento do mérito, uma vez que o juiz federal considerou o pedido juridicamente impossível e inepto", informa o comunicado.

O Ministério da Saúde reforçou ainda ter convicção da segurança jurídica do Mais Médicos, cuja lei foi aprovada pelo Congresso Nacional. A pasta garante que o acordo feito com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) é regular e que todas as regras estabelecidas para cooperação são cumpridas.

Fonte: http://noticias.r7.com/saude/ministerio-da-saude-reafirma-seguranca-juridica-do-mais-medicos-04112014
Acessado em: 04/11/14

Custo do investimento em um curso de Medicina

Abaixo faremos um cálculo médio de gastos de um estudante de medicina, a fim de calcular o custo total dessa graduação e o investimento necessário para tornar-se um Médico.
Mensalidade
O primeiro fator a ser levado em consideração é amensalidade da faculdade de Medicina, caso ela seja uma instituição de ensino privada. O valor médio da mensalidade é de R$ 4.000,00. Considerando os seis anos de graduação, o valor chega ao total de R$ 288.000,00.
Moradia
O gasto com moradia deve ser considerado caso o estudante precise mudar de cidade para estudar. Nesse caso, considerando uma cidade de médio porte, o gasto médio é de R$ 700,00 por mês, considerando que neste valor estão inclusas todas as despesas, como água, luz, internet, entre outros. Levando-se em conta os anos de graduação, o investimento é de R$ 50.400,00.
Alimentação
Caso o estudante more fora, haverá o gasto comalimentação que pode variar bastante, desde refeições em restaurantes oferecidos pelas próprias instituições, com preços mais acessíveis, até restaurantes tradicionais, onde o preço é um pouco mais elevado. Como valor médio estipulamos um gasto de R$ 30,00 por dia, com isso chegamos ao valor de R$ 10.800,00 por ano e R$ 64.800,00 durante toda a graduação.
Transporte
Em algumas cidades há a necessidade de utilizartransportes públicos para chegarem às salas de aulas. Nesse caso consideramos o gasto médio de R$ 6,00 por dia. Com isso, chegamos ao valor de R$ 2.160,00 por ano e R$ 12.960,00 durante toda a graduação.
Materiais de Estudos
Os livros de Medicina são, em geral, muito caros, porém esse gasto pode não ser necessário, tendo em vista que muitas dessas instituições oferecem uma boa biblioteca com grande acervo de livros e artigos científicos à disposição dos estudantes. Mas, caso seja a vontade do graduando, os gastos podem chegar a até mais de R$ 600,00 em um único livro.
Materiais de Trabalho
Outra preocupação dos estudantes é em relação aosequipamentos de trabalho e à necessidade de ter de comprá-los durante a graduação. Esses equipamentos são o jaleco, o estetoscópio, termômetros e aparelhos de aferir a pressão arterial. Os gastos com esses materiais não chegam a R$ 500,00 nos modelos mais básicos.
Conclusão
Com isso, podemos afirmar que o custo para estudar Medicina em uma instituição privada de ensino superior pode chegar a R$ 417.160,00 (trazendo este valor para o presente líquido) durante os seis anos da graduação de um estudante morando em outra cidade. Já em uma instituição de ensino pública, o valor chega por volta de R$ 129.160,00. Nestes casos desconsideramos os gastos durante as férias, viagens de fins de semana para a casa, além de outros gastos que podem acontecer durante toda a graduação e que aumentam consideravelmente esta conta.

Fonte: http://www.mundovestibular.com.br/

Acessado em: 04/11/14

Média salarial de profissionais da Medicina

Em tempos de novos planos do governo federal para a saúde pública, muito se falou sobre os rendimentos dos médicos no Brasil. A Catho realiza a Pesquisa Salarial e de Benefícios e divulga a média das remunerações dos setores. Segundo os dados, diversas especialidades têm remuneração acima de R$ 10 mil.
O tempo para a formação em Medicina é de seis anos. Após esse período, o médico pode optar por especialidades que necessitam de formação específica, programas de residência médica cujo tempo varia de acordo com a área escolhida.
Confira os salários médios no Brasil de dez especialidades da medicina clínica de acordo com a pesquisa da Catho:
PediatriaO profissional é responsável, entre outros, por formular diagnósticos, prescrever e aplicar tratamentos para cura ou prevenção de doenças em crianças e adolescentes. 
Salário médio do médico pediatra no Brasil: R$ 2.783,78
CardiologiaO cardiologista é responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas ao coração e ao sistema circulatório.

Salário médio do médico cardiologista no Brasil: R$ 4.524,67
Ginecologia e ObstetríciaO foco é o atendimento clínico ginecológico, com tratamento de doenças do sistema reprodutor feminino, útero, vagina e ovários, e realização de partos.
Salário médio do médico cardiologista no Brasil: R$ 6.711,92
RadiologiaO especialista realiza ou supervisiona e interpreta exames radiológicos, analisando os resultados finais, além de elaborar rotinas para preparo de pacientes de acordo com a natureza do exame a ser realizado, a fim de evitar complicações e intercorrências.
Salário médio do médico radiologista no Brasil: R$ 8.397,24
EndocrinologiaEspecialidade médica que cuida dos transtornos das glândulas endócrinas, que secretam os hormônios no sangue. Por isso, os médicos endocrinologistas avaliam, por exemplo, problemas relacionados a disfunção sexual, alterações do crescimento, diabetes, doenças de tireóide e da hipófise, entre outros.
Salário médio do médico endocrinologista no Brasil: R$ 4.908,22
DermatologiaO médico deve formular diagnósticos, prescrever e aplicar tratamentos para cura ou prevenção de doenças, infecções e afecções na pele.
Salário médio do médico dermatologista no Brasil: R$ 8.937,24
NeurologiaO neurologista diagnostica doenças e lesões orgânicas do sistema nervoso. O especialista investiga e trata distúrbios neurológicos.
Salário médio do médico neurologista no Brasil: R$ 6.054,58
OncologiaEspecialidade que  estuda os tumores, que podem ser benignos ou malignos, a partir da interpretação de dados de exames clínicos e complementares, visando os diagnósticos. O profissional conta com o auxílio de outras especialidades na busca por soluções de prognósticos e tratamentos.
Salário médio do médico oncologista no Brasil: R$ 8.567,56
PsiquiatriaO médico deve formular diagnósticos, prescrever e aplicar tratamentos para cura ou prevenção de doenças psíquicas, sejam elas de cunho orgânico ou funcional.
Salário médio do médico psiquiatra no Brasil: R$ 5.747,84
OrtopediaO ortopedista atende pacientes para tratar e corrigir enfermidades, lesões e deformidades ósseas, dos tendões, dos músculos, articulações e ligamentos.

Salário médio do médico ortopedista no Brasil:
 R$ 9.420,88
HematologistaEspecialidade que se ocupa de tudo o que está relacionado com o sangue, seus componentes e funções. Trata pacientes e inclui ações de prevenções de doenças como anemias, leucemias, tromboses, linfomas, entre outras, hereditárias e/ou adquiridas.
Salário médio do médico  ortopedista no Brasil: R$ 8.623,50

Fonte: http://revista.penseempregos.com.br/noticia/2013/08/quanto-ganha-um-medico-confira-a-media-salarial-de-dez-especialidades-no-brasil-4224885.html


Acessado em: 04/11/14

Curiosidades sobre a Medicina medieval

Acredite em mim. Você não ia gostar de ficar doente na era medieval. Por que? Se você ficasse doente podia procurar orientação com um curandeiro, um benzedeiro, um astrólogo, um místico, uma bruxa ou com o aldeão mais velho e experiente da aldeia ou com estivesse disponível. A figura de um médico, como nós conhecemos atualmente, não existia. E conforme a influência do cristianismo ia crescendo, a doença passou a ser encarada como uma punição divina para um pecado seu cometido ou por seus pais. Desta forma a oração e penitência era a forma natural ditas pelos padres e bispos para curarem suas enfermidades. O uso de encantamentos, simpatias e poções mágicas (em geral chás de ervas e unguentos) foram classificados como paganismo e uma afronta às leis de Deus. Abaixo separei cinco curiosidades interessantes sobre a medicina medieval:

1) Quem fazia cirurgias na era medieval era o barbeiro-cirurgião. Isso mesmo que você está lendo. Na idade média, o mesmo sujeito que fazia barba e cabelo era o responsável por amputar membros em necrose por infecção, tirar flechas do corpo dos cavaleiros e arrancar dentes apodrecidos. Algumas barbearias tradicionais inglesas com mais de quatrocentos anos de existência exibem um mastro com listras brancas e vermelhas. O vermelho simboliza o sangue do paciente e o branco, as ataduras.

2) Os antigos textos gregos sobre medicina ficavam confinados dentro dos monastérios medievais. A razão era restringir o conhecimento: os monges cristãos não queriam que esses textos pagãos desviassem os católicos do caminho da cura espiritual das doenças. E, por ironia, foi nesses monastérios nos anos 500 que se formaram as primeiras escolas de medicina somente para monges. As universidade européias só surgiriam 500 anos mais tarde e os monges passaram a ser proibidos de exercer a medicina.

3) Os médicos medievais não tinham quase nenhum conhecimento sobre a anatomia humana. A Igreja considerava o corpo humano como sagrado e divino e uma dissecação era considerada uma heresia grave por violar as leis de Deus. Desta maneira, a anatomia até então conhecida (e muitas vezes errada) vinha dos  estudos do grego Galeno, que viveu trezentos anos do início da era medieval e que eram baseados na anatomia de porcos (!!!). Já a astrologia era amplamente utilizada pelos médicos medievais de conhecimento mais elevado. Um mapa astrológico do paciente poderia dizer quais patologias ele poderia desenvolver ao longo da vida, como ilustrado neste tópico. Libra estava ligada aos rins, Peixes aos pés e Escorpião às genitálias, e assim por diante.

4)  Quando você fica doente, vai onde? Ao hospital (de preferência). Bem, na era medieval os hospitais funcionavam mais como um depósito de doentes (qualquer semelhança com os hospitais públicos de hoje é só uma mera coincidência), onde monges e freiras providenciavam abrigo, alimentação e conforto espiritual. Raramente um doente recebia tratamento. Eu tentei imaginar essa cena nos dias de hoje, uma vez que em (muitos) hospitais públicos só rezando mesmo para você receber tratamento.

5) Já fez exame de urina? É lógico que sim. Essa prática é tão antiga quanto andar para frente. Na era medieval, o exame da urina era mais importante que examinar o próprio paciente. Tanto que o símbolo da medicina da idade média é um frasco com urina. Nessa era foram escritos vários tratados médicos, demonstrando como a cor, a densidade, os sedimentos, o odor e o sabor da urina poderiam indicar a enfermidade do paciente. E não me perguntem como os médicos sabiam o sabor da urina... (eu realmente não quero imaginar isso).

Espero que tenham gostado de mais um artigo desta seção de Fatos e Lendas Medievais. Ainda está semana vamos conhecer o tratamento para algumas doenças da época (que existem até hoje) e você vai descobrir porque se considera sortudo por ter nascido nesse século (ou no século passado). Abraços a todos e até a próxima. 


Fonte: http://williambrenauder.blogspot.com.br/
Acessado em: 04/11/14

Qual é o uniforme usado na Medicina?

             O jaleco branco tem sido sinônimo de médicos por mais de um século, mas a realidade é que os médicos usam uma variedade de roupas dependendo de onde trabalham e do que fazem.  por que os médicos e enfermeiros que só usam branco no dia-a-dia passam a usam roupas verdes durante a cirurgia ? 

              Geralmente, os médicos, enfermeiros e outros profissionais da área de saúde usam roupas brancas. O branco nas roupas dos médicos surgiu no final do século XIX, quando se provou que muitas doenças vinham da falta de assepsia nos hospitais, e a roupa branca e limpa virou norma. Mas nas salas de cirurgia, os cirurgiões, anestesistas e os auxiliares usam roupa azul ou verde. 


             Embora, poucas pessoas tenham pensado nisso, existe uma razão importante para essa regra.  As cores azul e verde são opostas ao vermelho (a cor do sangue) na “roda das cores” e por isso são cores adequadas para melhorar a visão dos médicos durante o procedimento.Como Perder barriga






Fonte:  http://ograndemundodamedicina.blogspot.com.br/
Acessado em: 04/11/14

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Filmes que retratam a medicina

Boa noite, segue uma lista de filmes fantásticos que retratam a medicina:


1. Quase Deuses (Something the lord made, 2004)
2. Patch Adams – O Amor é Contagioso (Patch Adams, 2001)
3. Uma lição de vida (Wit, 2001)
4. O Escafandro e a Borboleta (The Diving Bell and the butterfly, 2007)
5. Coisas belas e sujas (Dirty Pretty Things, 2003)
6. Mar Adentro (Idem, 2004)
7. Oleo de Lorenzo (Lorenzo´s Oil, 1993)
8. Freud alem da alma (Freud, 1956)
9. Tempo de Despertar (Awakenings, 1990)
10. Um Estranho no Ninho (One Flew Over the Cuckoo´s Nest, 1975)



Já assisti alguns desses filmes e recomendo !

Fonte: http://cineamador.wordpress.com/
Acessado em: 03/11/14

Livro sobre Medicina

Olá, hoje pesquisei sobre um livro muito interessante chamado "Next" e decidi compartilhar com vocês.


Nos últimos anos fomos apresentados a avanços tecnólogicos como os carneiros clonados, os alimentos alterados geneticamente – os desconhecidos trangênicos – ao mapeamento do nosso código genético, a possível clonagem humana. Mas qual será o próximo ... ( Leia mais)
Next
Qual é o caminho da Genética?
Nos últimos anos fomos apresentados a avanços tecnólogicos como os carneiros clonados, os alimentos alterados geneticamente – os desconhecidos trangênicos – ao mapeamento do nosso código genético, a possível clonagem humana. Mas qual será o próximo passo desta corrida? A ciência genética nos surpreende, o impacto que seus ramos, a engenharia genética e a biotecnologia, estão causando na sociedade atual cresce a cada dia. O escritor best-seller, com diversas obras suas adaptadas ao cinema Michael Crichton, famoso pelo olhar cético no uso e abuso da tecnologia, nos passa sua opinião aos aspectos mais sombrios da investigação genética e da especulação farmacêutica, em seu mais novo livro Next (tradução de Pinheiro de Lemos, 464 páginas, R$ 53,50) que a Rocco lançou recentemente.
Conhecido como o pai do tecno-thriller, Crichton acerta mais uma vez no tema escolhido, após avisar do perigo sáurio em O parque dos dinossauros, do domínio da mente humana pela tecnologia em O homem terminal, do perigo da nanotecnologia em A presa, de apresentar o medo como ferramenta de controle social em O estado do medo, o cuidado dos agentes bacterianos em O enigma de Andrômeda, agora nos previne do perigo em atrelar os negócios com a genética.
Desafiando a realidade atual e questionando a ética geneticista, Crichton traça um panorama sombrio da vida humana, com vendas de espermas na rede, testes genéticos, e disputas em cromossomos. Fascínio e receio são os principais sentimentos ao tema, que o escritor e médico se inspirou depois de participar de uma conferência sobre Genética e Direito, como pesquisador do Salk Institute, que lhe deixou surpreendido e indignado pela legislação vigente sobre o assunto.
A história tem inicio com a perplexidade de Frank Burner em não ter direitos sobre o próprio corpo. Curado do câncer em um tratamento experimental, Burnet teve seu material genético vendido para a Bio-Gen como matéria-prima para a fabricação de um novo remédio, um negócio de bilhões de dólares e que o cinquentão não viu nem a cor. Começa sua luta nos tribunais e na vida, para provar que ele é dono do que foi retirado dele próprio. O dono da Bio-Gen, Rick Diehl, em meio a um novo e grande empreendimento, enfrenta problemas em casa, sua mulher que o divórcio, depois que ela o traí, a empresa está ameaçada de ter o controle tomado pelos investidores.
Em meio ao trama envolvendo os dois, iremos ver muitas histórias diferentes que se relacionam entre si. Assim veremos oragotangos que falam holandês e alemão nas selvas do Bórneu, um filho trangênico de um cientista que injeta seu próprio gene em um embrião de um chimpanzé, um papagaio trangênico que ajuda as crianças no dever de casa, roubo de ossos em necrotérios e muitos experimentos ilegais. Os genes em Next, são brinquedos com que se jogam e muitas vezes de forma irresponsável.
Crichton consegue desenvolver com habilidade uma trama dentro do assunto, já abordado, mas de forma diferente em Jurassic Park. Agora aproxima-se, com sua pena irônica e perplexa, da preocupação do atual universo da pesquisa genética norte-americana.
Seus personagens, já comuns em outras obras suas, como o milionário filantropo, o empresário de sucesso, o cientista político, a advogada durona, estão nas páginas e Next, mas com um aperitivo, a complexidade da trama.
Usando notícias de jornal e artigos cientifícos em meio ao texto, o autor nos passa a idéia do que está acontecendo e que não percebemos. Uma l eitura fast paced, viciante, que a cada página e capítulo virada nos impressiona pelo ritmo simples e profundo, marca de Crichton.
Next, é um livro sério e divertido, há algumas cenas bem engraçadas, e faz pensar no uso abusivo comercial que a ciência pode ter e na questão moral de vital importância para se fazer leis sobre o assunto.
Como Crichton escreve, " ... este livro é ficção excentuando as partes que não o são."
Cadorno Teles
NEXT
Autor:  CRICHTON, MICHAEL

Editora: ROCCO
Assunto: LITERATURA ESTRANGEIRA-FICÇAO CIENTIFICA


Fonte: http://www.letraselivros.com.br/
Acessado em: 03/11/14